Conhecido como Mardi Gras - Terça Feira Gorda, em francês - o Carnaval de New Orleans é famoso por suas máscaras de gesso, colares de continhas e paradas com bandinhas durante todo mês antes do Carnaval.
O Mardi Gras começou em Louisiana, feito pelos colonizadores franceses. O primeiro em registro é datado de 1699.
As cores típicas do Mardi Gras são: o dourado, que significa poder; o verde, que significa fé; e o roxo, que significa justiça. Outros símbolos famosos do evento são as máscaras, a flor de lis e os colares de continhas - beads. Os carros alegóricos jogam milhares de beads, confeccionados em diferentes tamanhos e cores brilhantes. O maior objetivo e uma das maiores diversões consiste em tentar pegar o maior número possível destes colares.
A música também é diferente. Jazz é a marca registrada de New Orleans e os Blues, muito apreciados. Mas eles desenvolveram um ritmo diferente tocado mais especialmente em Mardi Gras: é um som energético, divertido e gostoso mixando diversos ritmos e instrumentos, incluindo a gaita; lembra bem de leve o nosso samba.
Os quatro últimos dias são reservados para os maiores e mais importantes desfiles, os mais ricos carros alegóricos e o maior número de bandas marciais. As bandas não são de músicas para dançar, mas sim de bandas marciais que podem ser de escolas públicas, da polícia, dos militares, da guarda-marítima, e sempre acompanhadas de cheerleaders - meninas imitando bailarinas que sempre acompanham as bandas com diferentes coreografias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário